terça-feira, 2 de julho de 2013

DataFolha e a Presidenta



Mais uma pesquisa DataFolha que tenta ver o cenário eleitoral para 2014. Como era de se esperar, a pesquisa enfatiza a queda na aprovação do governo federal. Porém, um dado importante a ser colocado.

A pesquisa cita que o número maior é a avaliação regular (43%), seguido por ótimo/bom (30%) e terminando com ruim/péssimo (25%). Mesmo com toda esta queda, este momento de inflexão de Dilma é maior do que o ponto mais baixo de Lula (28%) e de FHC (13%)

A tendência do aumento das pessoas que acham o governo regular comparado com o ruim foi mantida. Fato importante é que a avaliação por nota continua boa. Agora é de 5,8, ante 7,1 na pesquisa anterior, queda de apenas 1,3.

A aprovação pessoal da presidenta, curiosamente, foi omitida na pesquisa, que agora está em 55%, sendo assim tendo a maioria da população aprovando o governo. Na última pesquisa divulgada, este número era de 63%.

Mesmo com toda esta queda, este momento de inflexão de Dilma é maior do que o ponto mais baixo de Lula (28%) e de FHC (13%). No ponto de vista político, 68% dos entrevistados aprovam a ideia do plebiscito proposto pela presidenta.

A queda da aprovação pessoal é esperada, afinal em meios aos protestos espalhados pelo Brasil, quem está em cima cai mais forte. Muitos manifestantes cobravam coisas que não dependia da presidência, como as passagens de ônibus que foram o estopim e depende unicamente do poder municipal.

A massa está apoiando Dilma pois as condições objetivas da vida das pessoas, como salário, emprego e consumo, não tiveram alterações nas últimas três semanas. As pessoas não saíram para as ruas pedindo emprego, como acontece fortemente na Europa hoje.

Além disso, nas manifestações nenhum líder de oposição conseguiu catalisar e encarnar a revolta popular. Pelo contrário, a convocação para um plebiscito mostrou que o diálogo com a população está aberto com o governo. Com o cenário atual, a possibilidade de recomposição da presidenta é mais fácil.

0 comentários:

Postar um comentário