sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Onde está o dinheiro, governador?

O jornal Hoje em Dia no dia 12 de Agosto,  veio com a informação que o governo tucano de Minas não investe nem o que determina a Constituição Federal em Educação e Saúde. O “investimento” do governo mineiro em educação foi de 22,96% e em saúde 10,58% do orçamento do estado.

A Constituição Federal é soberana em relação aos investimentos e leis. E nem o mínimo o Choque de “jestão” faz. Isso porque o discurso é a falta de investimento do governo federal.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep mostram que, em Minas, existem sete mil escolas sem biblioteca. Além do mais, professores têm salários congelados e planos de carreira uma espécie de lenda.

Professores lutam para garantir que o piso nacional seja pago a categoria. Em 2011, o estado se viu da maior greve dos professores, que ultrapassou os 100 dias de paralisação e professores sendo agredidos por Policiais Militares.

Alunos passam de ano sem saber ler e escrever. Na rede Estadual de Ensino, muitos alunos chegam ao 8º ano sem saber interpretar textos, conhecimento básico em matemática e com leitura comparada com alunos que ainda estão no ensino primário.

Na saúde, a situação é ainda mais grave

As filas nos hospitais e falta de médicos nas cidades mostram o reflexo do destrato com  a saúde. Segundo o Conselho Federal de Medicina, o estado é o quinto do país que mais perdeu vagas em hospitais públicos: Seis mil leitos de internação, entre 2005 e 2012. Pediatria, psiquiatria, clínica geral e obstetrícia foram as áreas mais afetadas.

Mas a saúde ainda tem uma grande explicação. Aécio Neves é réu por desvios que somam R$4,3 bilhões na área da saúde e o não cumprimento do mínimo que manda a constituição.  

Enquanto o Programa Mais Médicos é criticado, as cidades do interior do estado ficam sem médicos e sem estrutura para atender a demanda da população. Se o governo do estado investisse o mínimo conforme a Constituição, essa situação seria um tanto diferente.


E agora Governador, onde foi parar todo o dinheiro que deveria ter ido para a Educação?Pois o da Saúde já sabemos bem para o arco-íris que foi.

0 comentários:

Postar um comentário