domingo, 28 de outubro de 2012

A Defesa dos direitos Humanos em primeiro lugar


A defesa dos direitos humanos é pressuposto que orienta o desenvolvimentos de políticas públicas desde há muito tempo. Com direitos humanos entendemos direito de acesso a bens e serviços de maneira aque cada um e todo indivíduo possa desenvolver plenamente sua vida e suas relações. Adiciona-se também neste conceito a garantia de que a especifidade e a história de vida do indivíduo será respeitada e incluída na construção de nossa sociedade.
Em uma cidade que, como as demais do Brasil, é marcada por profunda desigualdade econômica e social torna-se crucial a vigilância e defesa dos direitos humanos, sociais, políticos e civis. O combate ao preconceito racial, à discriminação de gênero, à violência contra crianças, ao preconceito contra relações homoafetivas e outras tantas violações de direitos passa por aí.
Muito embora a luta por direitos humanos tornou-se motivo de discórdia e de inverdades na eleição de Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. O Partido Comunista do Brasil- PCdoB - desta cidade, por meio do candidato majoritário Carlin Moura, rasgou sua história de lutas durante esta campanha eleitoral.
Recorrendo a um discurso de fácil apelo entre a população que recebe informações distorcidas, por meio de uma mídia comprometida com interesses clientelistas e sombrios, o candidato assumiu papel central na veiculação de inverdades pela cidade dando conta de que Durval Ângelo de Andrade, candidato do PT, era "defensor de bandidos". Tal discurso baseava-se no fato deste presidir a Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Essa diáspora de ideias em Contagem criou um clima de preconceito para quem defende o direito à vida.
Ocorre que o mesmo Carlin Moura, candidato Comunista, também faz parte da CDH. Isso é apenas um início de hipocrisia quando o assunto são os direitos humanos. Escondeu que visitava cadeias da região para lutar pelos direitos humanos.
No dia 22 de Outubro, Durval Ângelo foi chamado pela Comissão da Verdade- que apura crimes cometidos na época da ditadura- para participar da análise de casos de estudantes da UFMG mortos no período ditatorial, inclusive com dois militantes do PCdoB que foram mortos.  Porém o candidato Comunista nem à porta da universidade apareceu.
A hipocrisia é tamanha que Carlin Moura escondeu seu partido na campanha, trocou as cores para verde e laranja no lugar  do tradicional vermelho. Mas o que esperar de um candidato que prega ética mas alia-se a Ademir Lucas, Antônio Anastásia e Aécio Neves, da turma do PSDB que transforma Minas Gerais em caixas particulares?
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei. Neste sentido é preocupante o fato de que Contagem tenha no panorama de um futuro próximo uma direção executiva com tamanho comprometimento ético em relação aos Direitos Humanos. Cabe a cada um de nós o exercício da militância cidadã na direção de garantir a expressão plena da defesa e garantia dos direitos sociais, políticos e humanos.
Parabéns a todos os cidadãos (as) de bem de Contagem, que depositaram 106.322 votos em Durval 13.
O pragmatismo terá efeito na vida da cidade. Isso é certo!

Contagem, 28 de Outubro de 2012.

Michael Rosa

0 comentários:

Postar um comentário