domingo, 30 de janeiro de 2011

O Poder do #ColetivodaRede e a crise no Egito.

Kátia Figueira de Oliveira Postado por: Kátia Figueira de Oliveira em Geral Print
Tags: Sem tags

Ontem um amigo me pediu para escrever um texto mostrando a força que a Rede tem sobre a vida das pessoas e porque o Egito se tornou o estopim dessa força.

Assim como no Egito, o Brasil enfrenta pela primeira vez um poder de voz que se manteve calada por décadas. A voz da Rebeldia. Ou seria a voz da consciência? Pra mim a voz da Liberdade.


A internet tornou-se a janela ou porta de acesso a todos os tipos de manifestações. Ideológicas, sentimentais, de questionamentos.

Manifestações estas que se tornaram um grande problema para os Governantes.

Até então uma pessoa pensar, questionar não era ameaça, mas quando uma pessoa encontra outra e mais outra com os mesmos questionamentos a coisa muda de figura.


Os questionamentos vão ganhando força , vão se repercutindo e ganhando mais expressão, e na rede vão ganhando um espaço que muitos ignoravam existir.

Graças as Redes Sociais como Twitter e facebook estas pessoas descobriram o poder da mobilização.


Países como a Tunísia e o Egito possuem uma rede virtual ativa e combatente. A mobilização saiu da internet e ganhou vida nas Ruas. Estes países sofreram repressões políticas. Um governo que ditava regras e impunha o controle em cima da população.

Tanto na Tunísia como no Egito o que se viu foi um processo que está apenas começando. O processo de libertação real através da mobilização virtual.


Assim que viram esta força a primeira reação do Governo foi mandar bloquear todo o acesso da rede dentro do Egito. Mas a Rede não se cala, e sua voz ecoa pelo mundo e movimentos solidários começaram a pressionar internacionalmente o Governo Egipcío que se viu obrigado a recuar momentaneamente.


Quando se poderia imaginar que seríamos capazes de confrontar um Governo apenas através da rede. Mas a rede é poderosa.

Aqui no Brasil estamos enfrentando um processo denominado #ColetivodaRede. Ele surgiu fortalecido depois da ultima eleição. Militantes também tiveram que combater a oposição que articulava virtualmente com mentiras, boatos e falsas promessas.


Estes militantes viram o despreparo que as coordenações enfrentaram para desarticular no ‘’mundo real’’ estas falsas informações plantadas na Rede.

Se a oposição usava a rede para plantar, nós do #ColetivodaRede a fizemos colher. Colher do seu próprio veneno. E neste embate travado no silêncio dos computadores o que se viu foi a força de um movimento chamado #OndaVermelha.


Assim como na passagem bíblica Moisés abriu o mar vermelho para que seu povo passasse em segurança e se livrasse das ameaças do faraó do Egito, hoje esta passagem foi aberta pela #OndaVermelha.


Seja na Tunísia, no Egito ou no Brasil, o que os Governantes precisam entender é que esta Rede não tem limites para se expressar, e que esta Onda se não for entendida pode se tornar um Tsunami, com poderes devastadores.


Texto: Kátia Figueira - @katytasv

0 comentários:

Postar um comentário