domingo, 26 de junho de 2011

"Com esse nome, AI5 Digital deve ser coisa séria"

Bom, esse foi um comentário que tive que ouvir ontem no ETC. Vamos começar do início, melhor.

Rolou ontem em BH o 7º ETC - Encontro de Twitteiros Culturais do Brasil, tendo a regional de Belo Horizonte escolhida para se encontrar no anfiteatro do shopping Pátio Savassi. Como convidados para o debate, foram escolhidos o cientista político e produtor cultural, Talles Lopes; a Mestre em Ciências Políticas e historiadora, Regina Helena Alves da Silva; o Doutor em Ciência Política, Bruno Reis; e a psicóloga, Júlia Ramalho Pinto. O encontro foi mediado pelo jornalista Marcelo Guedes.

O debate variava de assunto. Cultura, pirataria, direitos autorais, ataques dos hackers a sites do governo durante a semana... Tudo relacionado ao mundo digital. Acompanhamos o encontro via stream pelo site do evento. Pela transmissão, poderíamos também participar via twitter e email, mandando perguntas etc.

Ok, chegou a hora de enviar perguntas. A primeira pergunta enviada, a mulher se esquivou, falando apenas da participação das pessoas via web. Ai veio o bombardeio. Claro, queríamos saber a opinião desses "especialistas"(em que?!)sobre o AI5 Digital, do Nobre(sic) Senador Eduardo Azeredo(de onde mais ele seria a não ser PSDB)que quer censurar a internet dos brasileiros, deixando que o governo filtre seu conteúdo e rastreando dados de usuários.

Claro que uma discussão sobre internet,twitter e rede social devemos discutir isso. Ou não tem nada a ver com o assunto?

Enfim, voltamos a perguntar e o assunto foi jogado à mesa. Primeiro ninguém falou nada e, quando o mediador direcionou a palavra aos convidados, os comentários foram os mais básicos de todos. "É, um projeto que preciso estudar pois não estou a parte" disse um dos "especialistas" em web. "Com esse nome deve ser algo sério, pois lembra o AI5 da Ditadura"(Gênio,não??)Apenas a professora Regina Helena conseguiu dar uma palavra mais concreta ao assunto, dizendo que é um ato de tentar censurar a internet, que ela deve ser um meio livre de informação e expressão, mas temos que pesar o limite ético.

Ok, mas em um encontro de twitteiros, deixar passar um assunto como esse, como isso é possível? Em nosso encontro, o #BloguemusMG , falamos bastante sobre o AI5 Digital, afinal é algo que interfere diretamente em nossas atitudes na rede, seja ela militante ou apenas para navegação a lazer. O encontro ficou no Bla bla bla e infelizmente ficamos decepcionados com o conteúdo dado pelos "especialistas" na rosa.

Veja bem,não estou aqui tentando desqualificar a competência profissional de cada convidado, mas como pode um especialista em web falar que ..."com esse nome, AI5 digital deve ser coisa séria"? Poxa amigão, acorda pra cuspir, veja o que a web traz, veja a proporção de nossos comentários no twiiter hoje e veja o que o Senador quer fazer para impedir isso.

0 comentários:

Postar um comentário