quinta-feira, 25 de março de 2010

Presidente do PT de Minas Gerais diz que partido lança candidato no dia 30 e que não há pressão de Lula

Diego Salmen

O PT deve lançar na próxima terça-feira, 30, seu candidato ao governo do Estado de Minas Gerais. Quem conta é o presidente regional do partido, o deputado federal Reginaldo Lopes. Até lá, muita conversa e negociação: a postulação, que dividiu internamente a sigla, é disputada entre o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o ex- ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

"Já houve várias conversas entre o Patrus e o Pimentel, eles almoçaram juntos, está tudo em paz", garante Lopes, que irá presidir uma comissão composta com três representantes de cada um dos dois pré-candiatatos. "Hoje nós faremos a primeira reunião, no dia 29 tem a segunda e na próxima terça-feira a gente já deve anunciar o candidato", explica.

Há ainda outro empecilho a ser superado pelos petistas mineiros antes do lançamento. O ministro Hélio Costa (PMDB), das Comunicações, é o favorito nas pesquisas de intenção de voto. Conta, além disso, com o apoio do presidente Lula para ser o candidato governista ao Palácio da Liberdade.

"Não, o presidente Lula nunca falou isso", rebate o dirigente petista, em referência a um apoio explícito de Lula à candidatura de Costa. "Ele quer que o PT se unifique em torno de um candidato e depois discuta com Hélio Costa, mas não tem nenhuma declaração explícita dele pelo apoio a Hélio Costa".

- Nenhum grupo político (do PT) apresentou tese dentro do prazo para que o PT não tenha candidato próprio. Então o PT terá candidato próprio - garante.

Ele também nega que o presidente tenha pedido o apoio do PT ao candidato peemedebista. "A mídia colocou palavras na boca do presidente, mas não existe isso. Existe a vontade do presidente Lula de que tenha um palanque único. Tem um movimento na mídia que é liderado pelo Hélio Costa, mas o presidente Lula nunca disse isso literalmente".

Sobre a possibilidade de o vice-presidente da República, José Alencar (PRB), Lopes diz que o PT poderia apoiá-lo caso concorresse ao governo mineiro. Mas ele já declarou que é candidato ao Senado, e nós também apoiamos ele ao Senado", diz.

Terra Magazine

0 comentários:

Postar um comentário